O algarvéu
Regressada de uma estadia no Sul do país, após uma ausência prolongada destas paragens (desde 95 que não passava um Verão no Algarve), não resisto a partilhar convosco o meu sentimento de estranheza em relação ao povo algarvio.
Trata-se sem dúvida de outra raça. É certo que o português não é bonito nem bem educado, não trata bem o seu semelhante e presta, em geral, um mau serviço, mas o Algarvio ABUSA! Não sei a que se deve a atitude marafada. Pensando bem, o Algarvéu devia ser alegre, bem disposto, cordial, sárádo e bronzeado - afinal goza de temperaturas amenas ao longo do ano, tem o mar ao pé, é visitado por povos estrangeiros (alguns bárbaros, conceda-se...), não troca os vês pelos bês...
Mas não :
O Tuga dos mares do sul é pouco amigo do trabalho - em plena época alta só serve jantares até as 8. ´É rude - se pedirem, gentilmente, à empregada do café para cortar uma sandocha ao meio, levam logo com a resposta certeira: 'nã soeu que toue a fazere a sande, é lá dentre na cozinha'.
É mal educado - trata os clientes por tu (este fenómeno é transversal aos vários serviços - desde o empregado de café, ao banheiro, etc.) - Na praia perguntei a um baywatch se podia levar um cinzeiro-cone - 'Sim, Levajo cinzeiro e depois despejas além no lixe'.
É ordinário - 'Olhe, pf, tem pão de rala?' 'Querejum um pão de rata? '
Ainda assim, Quarteiras e Zézés Camarinhas à parte, há sítios lindos a Sul, como Cacela-a-Velha. Há restaurantes maravilhosos, como o Vila-Lisa, na Mexilhoreira Grande e o Fialho em Torre de Aires. Há praias magníficas entre Manta Rota e a Fábrica.
Por isso vale a pena voltar, comer muito pão, ostras cruas, conquilhas e lingueirão como se não houvesse amanhã.
Nota: A tão desejada fotografia, que mostra uma exemplar algarvia sentada em L, foi tirada ontem na praia do Ancão (onde nada faria crer que nela tropeçássemos...).
12 Comments:
O algarve é sempre mais agradável quando os nossos almiscarados por lá andam.
Bem hajam, sérios amigos.
Serra
Obrigada Serra. Você quando quer é simpático. Grande actividade na nossa ausência, ãh? Gostei muito das suas eloquentes palavras em croata.
parabénms pela foto. confesso que tentei captar este belo momento, sem resultados práticos. mas não tinha tentado....no Ancão (quem diria). Será alguma Tia jetesete?
entã a menina teve nos Algarves e nã dises nadã? cá merda é estã?
Imagina G!, a Cinha sentada em L(a ler um livro!!!). Nunca pensei...
Estive no Algarve profundo (em Tavira), a visita ao Ancão foi um acaso.
Quando acabar a silly season temos de combinar um jantar de blog addicts.
Cara Cat,
mas que raio de pergunta pidesca é essa? a incutir ao chibanço?
Saiba que os srs. almiscarados são pessoas de ética e moral forte e que portanto não são bufos como a sra. Cat gostaria.
Seja séria e não se enerve,
Serra
Cat,
Parece que o Serra ainda não está preparado para sair do disfarce...
Quem é o Humor Negro?
quem sou eu?
Quem sou eu? Sou o gajo que vai ganhar as presidenciais de 2017.
Ora seja bem vindo Humor Negro.
Vá postando com qualidade, que pode ser que em 2017 vote em si.
G!, quem és tu sei eu! Ou o Humor Negro é o teu alter ego??
Cat,
you don't wanna know....
(Serra,
Sem ofensa, sabe o quão (bonita palavra) eu o aprecio.
HN, és o Marques Mendes?
Enviar um comentário
<< Home