segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Quando é que sai o DVD?

Ainda só vamos no segundo mês do ano e já temos um dos melhores momentos da televisão de 2005. A biografia de uma tal Arlinda Mestre que passou ontem no telejornal da SIC foi o primeiro programa humorístico capaz de fazer esquecer o Gato Fedorento. Sim senhor!!! Os senhores da SIC estão de parabéns!

"Mo Cuishle"

Hosted by Photobucket.com

Olho pela janela

e avisto a serra coberta de neve.

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Brushing

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Tesouro

Resto de Tudo


Hosted by Photobucket.com
Aqui deixo a letra de uma das canções de João Pedro Pais. Podia deixar-vos um poema de Herberto Helder, mas não.  De entre tantas e tão belas lyrics do ex-casapiano, não foi fácil escolher a melhor. Esta, no entanto, toca-me particularmente, pois usa imagens tão belas como: «vitrina surrealista» e rejeita a rima fácil que vulgarmente se encontra noutras canções pop, do tipo: (nuas/tua/ruas/apazigua). Para ler, apreciar e reflectir.

Resto De Tudo
by João Pedro Pais

Desce pela avenida a lua nua
Divagando à sorte, dormita nas ruas
Faz-se de esquecida, a minha e tua
Deixando um rasto, que nos apazigua

Sou um ser que odeias mas que gostas de amar
Como um barco perdido à deriva no mar
A vida que levas de novo outra vez
O mundo que gira sempre a teus pés

Sou a palavra amiga que gostas de ouvir
A sombra esquecida que te viu partir
A noite vadia que queres conhecer
Sou mais um dos homens que te nega e dá prazer

A voz da tua alma que te faz levitar
O átrio da escada para tu te sentares
Sou as cartas rasgadas que tu não lês
A tua verdade, mostrando quem és

Entra pela vitrina surrealista
Faz malabarismo a ilusionista
Ilumina o céu que nos devora
Já se sente o frio, está na hora de irmos embora

Sou um ser que odeias mas que gostas de amar
Como um barco perdido à deriva no mar
A vida que levas de novo outra vez
O mundo que gira sempre a teus pés

Sou a palavra amiga que gostas de ouvir
A sombra esquecida que te viu partir
A noite vadia que queres conhecer
Sou mais um dos homens que te nega e dá prazer

Sou a voz da tua alma que te faz levitar
O átrio da escada para tu te sentares
Sou as cartas rasgadas que tu não lês
A tua verdade, mostrando quem és

Sou um ser que odeias mas que gostas de amar
Um barco perdido à deriva no mar
A vida que levas de novo outra vez
O mundo que gira sempre a teus pés

Sou a palavra amiga que gostas de ouvir
A sombra esquecida que te viu partir
A noite vadia que queres conhecer
Sou mais um dos homens que te nega e dá prazer

A voz da tua alma que te faz levitar
O átrio da escada para tu te sentares
Sou as cartas rasgadas que tu não lês
A tua verdade, mostrando quem és

Um resto de tudo
Que possa existir
Mostrando quem és
Um resto de tudo.

Acabou-se o dinheiro da Quinta

A filha mais velha de Cinha Jardim, a quem, de agora em diante «não mais chamarão Pimpinha», é capa da MaxMen. No passado, já vimos exemplos de exploração de outras crianças prodígio. Lembrem-se das relações:
  • Madrinha da Maria Armanda Eu vi um Sapo/Maria Armanda Eu vi um Sapo
  • Pai do pequeno Saúl (Grande Saúl)/Pequeno Saúl.
Que é feito destas crianças? Não auguro um futuro promissor para a ex-Pimpinha. No entanto, a Maya saberá melhor do que ninguém qual será o destino desta emergente figura.

Go-Betweens



Novo disco "Oceans Apart" dia 25 de Abril. Yes!!! Enquanto esperamos aqui vai a versão ao vivo do He Lives My Life.

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Ainda o Santana

Versão Público

Santana abandona liderança do PSD, apesar de não se sentir obrigado.

Versão Flash

Marques Mendes (45), Macário Correia(40), Ferreira Leite(62) , Pacheco Pereira (56) Miguel Veiga (60), António Borges (52) entre outros, ainda tentaram, mas não já foram a tempo de demover Pedro Santana Lopes (48) desta decisão solitária. Os notáveis do PSD, consideram agora, a hipótese de fazer circular no próximo cruzeiro da Kapital, um abaixo-assinado, que traga de volta o líder. Santana, contactado pela Flash, não se mostra disponível para regressar à vida política. No entanto, o ex-namorado de Cinha Jardim (?) não fecha a porta à sua participação na Quinta das Celebridades 2. E depois, quiçá, um livro...

O último romântico



"Era o último encontro, mas eu não sabia. A derradeira vez que eu via aquele homem doente ('eu estou a ver muito mal, não vale a pena mostrar-me isso, não vejo, não consigo ver') que durante quase trinta anos me fez sempre partir com percipitação e os sentidos alerta para um segundo andar da avenida António Sérgio e, depois, para um gabinete descarnado e nu da rua Soeiro Pereira Gomes. Um homem envelhecido que agora sorria mais tristemente, agarrado à sua 'convicção' ('sim, a convicção foi e é, fundamentemente, o segredo da resistência e dos combates').
E se eu disser a palavra 'derrota'?, perguntei-lhe subitamente naquele dia, mas quase a medo, diante do gravador ainda ligado (e detestando-me por selar aquela longa conversa com a única palavra que afinal lhe cabia por inteiro):
Uma derrota... 'amarga', Dr. Cunhal?
'Amarga é uma palavra muito pequenina para o que foi'", in Conversas com Álvaro Cunhal e outras lembranças, Maria João Avillez (descrição de entrevista de 11 de Março de 2000).

O Homem que Mordeu o Cão

Na Madeira, pela primeira vez, o PS elegeu tantos deputados como o PSD para a AR. 3 para 3. Em percentagens, o PSD teve cerca de 45% contra 35% do PS. Sendo esta, se não me engano, a primeira vez que o partido de AJJ conseguiu menos de 50% dos votos contados, independentemente do tipo de eleição.

Um jornal titula "A Madeira Não Virou à Esquerda" e destaca a superioridade percentual do PSD. Outro contrapõe destaque ao 3-3 em mandatos e titula, nas páginas do Nacional, "O PSD Não Conta Para Nada" assinalando a viabilidade de uma revisão constitucional poder ser levada a cabo apenas com os votos da esquerda.

Há quem ainda não tenha aprendido a primeira lição do jornalista.

Saudosismo III



A sério, Luís????

Esta agora é que me surpreendeu. De facto a emoção deste texto contrasta com a habitual frieza, distanciamento e isenção que marcam as suas crónicas.
Será que ele voltará a ter oportunidade de apoiar o seu amigo Pedro em futuras batalhas políticas? A ver vamos. O futuro o dirá.

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Cruz Beckham

Já nasceu o terceiro filho de Victoria e David Beckham. O bebé, do sexo masculino, viu a luz do dia ontem às 10h40, no Hospital Rubert Internacional, em Madrid, e recebeu o nome de Cruz, em homenagem ao popular locutor de televisão e conhecido pedófilo, Carlos Cruz.

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Afastai de mim as criancinhas

Hoje, excepcionalmente, impõe-se mais um post. Afinal, já é tempo de começar a fazer oposição.
Sócrates (curiosamente, o seu avô paterno chamava-se Júlio César - as fontes são sempre as mesmas e sobejamente conhecidas pela sua seriedade - Correio da Manhã ou IOL, agora não me recordo) começa mal. Surge na sua noite vencedora com uma gravata côr de laranja (ai que mal escolhida!)???
Mas o melhor momento registado pelas câmaras, acontece quando Socas (como já lhe chama o povo) se vê esmigalhado pela multidão rosa e tenta, desesperado, esmagar uma mãe e seu «menino», para chegar ao carro. A mãe Socialista tenta salvar a criança e grita: «Olha o Bébé! Olha o Bébé!». Sócrates continua o seu caminho, visivelmente incomodado com a populaça.
Nisto, o Santana era melhor.
Santana! Santana!

O Carro

Maya, conhecida taróloga da nossa praça, convidada pelo Correio da Manhã, deita cartas aos líderes dos principais partidos. Para nossa infelicidade, esta foi a que saiu a Santana:

O CARRO - Santana Lopes revela capacidades de luta e obtenção de objectivos invejáveis. Independentemente dos obstáculos do caminho, O Carro segue em frente até à sua meta.

Amo-te Portugal

«O primeiro-ministro nem se demitiu nem assumiu que voltará a candidatar-se à liderança do partido. Deixou em aberto o caminho que irá trilhar, mas frisou que não vai largar a política - Continuo disponível para servir Portugal. Amo a minha pátria». in www.iol.pt.
Nem sempre o Amor é suficiente para sustentar uma relação, sobretudo quando não é correspondido. Guerreiro menino, se nos amas, deixa-nos ser felizes!

sábado, fevereiro 19, 2005

Saudosismo II

Saudosismo

Era muito mais giro. Havia carros com uns funís espetados no tecto, tipo carros das rifas prós ceguinhos, a tocar os hinos de campanha dos seus partidos e exibindo as suas bandeiras. A APU era muito melhor do que a CDU e a AD muito melhor do que acordos pré-eleitorais para eventuais vitórias nas urnas. Não havia "choques" e os votos não eram úteis. A UDP não se disfarçava de modernaça por trás do Bloco. Tinha um símbolo horroroso e um candidato contratado nos países nórdicos com um nome tirado do "Space Odity" do David Bowie, só que aportuguesado. Havia o POUS, o PCP(R), o PSR, a ASDI, a UEDS, o PDC, a FRS e o Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses - Movimento Revolucionário do Proletariado Português, que enchia as paredes do Técnico de grandes pinturas de cores garridas. Houve, já numa fase decadente, o PRD que tinha por líder o político mais anti-estrela, o agrónomo Hermínio Martinho. O Sá Carneiro tinha uma penca incrível e aparecia com uma senhora loira que vim a saber que não era bem a mulher dele. Era mas não era. Os tempos de antena eram vistos por toda a família entre o telejornal e a telenovela. O Soares ganhava eleições dizendo "só vos posso prometer austeridade". Tínhamos que "apertar o cinto" para conseguirmos "entrar na CEE". O arq. Gonçalo Ribeiro Teles fazia parte do governo e o Cavaco era ministro das finanças. O Balsemão era político. O Eduardo Prado Coelho era comuna e os comunas eram uns bandidos, liderados por um demónio feito homem chamado Cunhal. Havia a mania dos autocolantes.

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

«Nasciturnos»

Acabei de ler o seguinte post n'O Acidental, intitulado «Alguma coerência»:
«Começando na interrupção voluntária da gravidez – que se danem os nasciturnos! –, e acabando na distribuição, gratuita, de heroína, a quem aparente estar condenado, o Bloco de Esquerda inverteu a sua política errática, e assumiu, afinal, como orientação estratégica nuclear o combate à explosão demográfica!»
Resulta que fiquei confusa: Quem serão os Nasciturnos? Nascituros provenientes de Saturno? Nascituros taciturnos?

O Exorcista

«Vaticano - Combate às forças do diabo começa na universidade pontifícia - Igreja forma exorcistas

Face ao crescimento de fenómenos relacionados com os cultos satânicos, especialmente no seio das camadas mais jovens, a Igreja Católica resolveu criar, numa das universidades pontifícias de Roma, a Athenaeum Pontificium Regina Apostolorum, um curso para exorcistas... O exorcista terá de ser padre com formação superior em Medicina ou Psicologia, para que, ao atender alguém alegadamente possuído, perceba se se trata de questão do foro psíquico ou algo sobrenatural.» in Correio da Manhã

Já estou a imaginar um sujeito a chegar à triagem das urgências com um ataque epilético:
- Assim de repente, olhando para si, parece-me que a sua patologia é do foro sobrenatural. Vá ali para aquela filazinha, que o Padre João já o exorciza.

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Guerreiro Menino - Hino Laranja (Esclarecimento)

A letra que vos deixei no meu post anterior, é, de facto, o hino dos Sociais Democratas para esta campanha. Se duvidam que o poema do Gonzaguinha comoveu o nosso P.M. (Sim, porque «Guerreiros são pessoas são fortes, são frágeis» ) , vejam no site do PSD e atrevam-se até, a fazer download da canção. Depois de a Nova Democracia ter ressuscitado a Dina, Pedro Santana Lopes escolhe este Hino para nos dizer que, «Um homem também chora, Menina morena, Também deseja colo».

Com políticos destes, «Não dá pra ser feliz, não dá pra ser feliz... »

Milhão Dólar Bébé

O tradutor olhou para o título do filme, "Million Dollar Baby" e pensou "Milhão Dólar Bébé??? Isto não faz sentido nenhum!!!". Seguindo à risca o que lhe ensinaram na escola técnica de tradutores de títulos de filmes abriu uma caixa cheia de papelinhos e tirou um que tinha escrito "Sonhos Vencidos". Dada a sinopse do filme, servia. Entre os papéis que ficaram na caixa estavam "A Estrada do Destino", "A Aventura da Vida" e "Sedução Escaldante".
Vai ser um bocado chato quando sair o filme do Spielberg em 2008, uma sequela do E.T intitulada "Defeated Dreams". Vai ter de se chamar "A Aventura da Vida"...

Guerreiro Menino - Hino Laranja

Um homem também chora
Menina morena
Também deseja colo
palavras amenas
Precisa de carinho
Precisa de ternura
Precisa de um abraço
da própria candura

Gerreiros são pessoas
são fortes, são frágeis
Gerreiros são meninos
por dentro do peito
Precisam de um descanso
Precisam de um remanso
Precisam de um sonho
que os tornem perfeitos

É triste ver meu homem
guerreiro menino
com a barra do seu tempo
com o nosso ideal
São frases perdidas num mundo
por sobre seus ombros
Eu vejo que ele sangra
Eu vejo que ele berra
a dor que tem no peito
pois ama e ama

Um homem se humilha
se castram seus sonhos
Seu sonho é sua vida
e vida é trabalho
E sem o seu trabalho
o homem não tem honra
E sem a sua honra
se morre, se mata

Não dá pra ser feliz,
não dá pra ser feliz...

New York


Hosted by Photobucket.com
Por causa deste disco e de outros no final dos anos 80 e início de 90, passei uns anitos a acreditar na frase que o Lou Reed escreveu no fim da contracapa: "You can't beat 2 guitars, bass, drum".

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Dá Cá!

Toma lá!

Deputado


nunocp
Originally uploaded by aribeir0.

O Pastorinho

Paulo Portas assistiu, ontem, no Carmelo de Fátima, à missa em honra da irmã Lúcia. Esta celebração era destinada, exclusivamente, aos membros da família da religiosa. Descobriu-se finalmente o segredo.

Portugal nasceu de azul e branco (entoar em jeito de fado, com voz caprina)

Muitas pessoas normais são eleitores convictos do PSD. São pessoas que se situam no cento-direita, que acreditam que o PSD é um partido reformista, gostam do Prof. Cavaco, têm saudades do Sá Carneiro, assustam-se com a palavra socialismo, acham o CDS demasiado à direita e que, mesmo sem saberem bem porquê, acham que o PSD é um partido de pessoas mais competentes do que o seu mais directo concorrente, o PS. Para muitos destes eleitores não tem sido fácil engolir que vão votar em Santana Lopes para Primeiro Ministro. Ele não é competente, não tem sentido de Estado, não tem a benção do Prof. Cavaco e, apesar de constantemente falar de Sá Carneiro, não tem rigorosamente nada a ver com ele. Mas eu quero descansar aqueles eleitores que, dentro deste grupo com bom senso, votam no distrito de Lisboa. O número 1 da lista pode ser o miserável Dr. Lopes mas uma lista não é só o número 1. Será que eles já repararam quem é o número 11 da lista (um lugar elegível para quem não sabe)? The one and only.......... Nuno da Câmara Pereira.

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Ganda Nóia!

«Peixeira da Figueira dá conselhos políticos a Santana - O problema é que chamou os amigos para trabalhar com ele. Henrique Chaves não gostava de trabalhar. - Celeste diz que líder devia ter ido buscar o pequenino - Porque Marques Mendes - é muito esperto.» in www.iol.pt

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Minha Nossa Senhora

A irmã Lúcia morreu. O PSD, o PS e o CDS/PP aproveitaram para cancelar todas as acções de campanha para hoje e amanhã. Se a irmã, quebrando a tradição dos dias 13, se lembrasse de morrer dia 20 de Fevereiro, poderíamos nós, cancelar a ida às urnas? Estes senhores estão a brincar connosco, ou então, esperam um milagre.

domingo, fevereiro 13, 2005

Colunista Iluminado

Mais do que uma coluna, este homem merece uma estátua.

sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Será que o povo de Bustos já sabe?

«Portem-se bem, que vocês andam-se a portar muito mal, muito mal», vendedora da feira de Bustos (Aveiro), dirigindo-se a Paulo Portas.

O Portas ainda manda no Independente?

«Inquérito da Judiciária ao licenciamento do Freeport Alcochete levanta a suspeita de, em 2002, o então ministro do Ambiente ter alterado a Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo, tendo “como contrapartida o financimento de campanhas eleitorais” do PS. José Sócrates nega qualquer envolvimento. Mas a PJ quer apreender todos os documentos onde o seu nome seja mencionado.» in O Independente.

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Nuarque, Nuarque

Os emigrantes portugueses no Estado de Nova Iorque moram em Nuarque. Ora Nuarque é longe que se farta de Manhattan (pelo menos 1 hora de carro). Porque é que o Tuga fundou esta magnífica cidade satélite? Porque trabalha, preferencialmente, no aeroporto? Porque os malditos americanos o convenceram de que estavam em Nuiorque? Porque no Bronx e no Harlem não abundam os Shopping Malls? Não sabemos.

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Hermenêutica de colo

O Debate

JS ganhou por pouco a um PSL mau demais para ser verdade. As duas únicas coisas verdadeiramente interessantes foram a meu ver: PSL assumir o espírito carnavalesco da época exibindo a espaços uma magnífica máscara de borrego e o seu inesperado interesse de pela "biodiversidade". Tive pena que ele não tivesse concretizado esta ideia - estará PSL a pensar em trazer espécies da fauna e flora que não temos no nosso país? Vou consultar o programa do PPD-PSD.
Finalmente uma nota para os jornalistas que se conseguiram exibir ao seu pior nível. É certo que acertaram sempre a cor da luz com os segundos que faltavam para o final das intervenções, mas seria muito difícil perguntar aos candidatos quais as suas propostas para a educação, saúde, justiça, política externa?

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

The Band


The Band
Originally uploaded by aribeir0.
Quando editaram o seu segundo disco, intitulado apenas "The Band", os The Band já tinham no seu curriculum 10 anos de carreira como banda de apoio de Ronnie Hawkins e de Bob Dylan. Compostos por Robbie Robertson (guitarra e principal compositor), Richard Manuel (voz, piano e bateria), Levon Helm (voz, bateria e bandolim), Garth Hudson (piano, orgão e saxofone) e Rick Danko (voz e baixo) os The Band eram o grupo de rock mais competente do final dos anos 60. Quando em 68 lançaram o primeiro disco, Music From the Big Pink, surpreenderam tudo e todos ao mostrarem que iam muito além de uma mera banda de apoio. Com The Band eles atingem o seu auge criativo. Canções como The Night They Drove Old Dixie Down, Up on Cripple Creep ou King Harvest (Has Surely Come) tornaram-nos no expoente máximo dum estilo de rock enraizado no country, blues e soul tradicionais e que era o oposto dos desvaneios psicadélicos tão em voga naqueles tempos. O disco leva-nos pela América da guerra civil, pelas paisagens do deserto, etc, etc. O facto dos The Band terem 3 vocalistas torna-os especiais. Os coros são excelentes mas nada polidos (tipo Beach Boys).
Tal como a Joni Mitchel, 4 dos 5 The Band eram canadianos. O Richard Manuel e o Rick Danko já morreram. Os The Band acabaram em 1977 com um concerto que foi filmado pelo Martin Scorcese e lançado como filme intitulado The Last Waltz. Aqui podem ver um excerto.

A CENOURA

António Vitorino, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, explicou o que pretende o PS ao incluir no seu programa o objectivo de criar 150 mil empregos numa legislatura:

"É uma meta indicativa, um incentivo para que estes empregos sejam criados pelo sector privado", esclareceu, sublinhando que "a política tem que saber incutir confiança".

quarta-feira, fevereiro 02, 2005

O sentido político de colo

O vice-presidente do PSD, Pedro Pinto, já saiu em defesa de Santana, dizendo que o «colo» referido pelo líder social-democrata tinha um sentido político e que o PS é que deverá ter problemas de consciência para ter interpretado estas declarações doutra forma. Assim percebe-se que de facto não se tratou de um ataque pessoal. Afinal, o que o Santana quis dizer - e que concordarão, faz todo o sentido - foi que o Sócrates prefere outros colos, que não os de mulheres, mas no sentido político.

Beto Cabeçudo

Para aqueles que hesitam sobre o sentido do seu voto no dia 20, venho dar uma ajuda. Como votar noutro partido que não o CDS-PP. Aqueles que em 2002 votaram neste partido em Lisboa tiveram a honra de ajudar a eleger esta sumidade. Sei que a fotografia ofusca o resto da informação disponível mas apreciem o brilhante curriculum vitae...

terça-feira, fevereiro 01, 2005

O Sistema

Sabem por que razão foi o José Couceiro, do Vitória de Setúbal, convidado (ainda que não formalmente) para treinador do glorioso FCP? Aderivado ao apito dourado. Foi o sr. Motorista de tacse que disse. Ah pois, não sabiam. Rectalis. pfh.pfh.